Retificação de Certidões
É muito comum nas certidões brasileiras de pessoas descendentes de estrangeiros, a presença de erros nos registros, como alteração ou supressão de nomes, sobrenomes, datas, idades, naturalidade, etc.
Caso seus documentos apresentem informações divergentes entre eles, será necessário fazer a retificação no assentamento do registro civil antes de apresentá-los para reconhecimento da Cidadania Italiana.
Qualquer retificação, para que tenha validade jurídica, só poderá ser efetuada de duas formas, através de processo administrativo no próprio cartório ou através de processo judicial. A escolha de uma delas dependerá de cada caso e das divergências nas certidões
Processo Administrativo
Processo Judicial
Os erros que não exijam qualquer indagação para constatação imediata de necessidade de sua correção podem ser feitos via processo administrativo diretamente pelo próprio cartório sem necessariamente serem remetidos ao Ministério Público
Para retificações em que os erros exijam maior indagação o processo deverá ser feito via judicial. Nesse caso será necessário a presença de um advogado para que seja requerida a retificação.
A Gênesis Cidadania te auxilia tanto nas retificações via administrativa, quanto via judicial analisamos todas as certidões envolvidas no processo e orientamos da melhor forma de proceder.
Atuamos como procuradores e realizamos requerimentos de retificação via administrativo nos cartórios e se fizer necessário o processo judicial temos advogados especializados para encaminharmos seu processo.
Entre em contato conosco e receba mais informações sobre esse serviço.